Governo Tributa Benefícios Fiscais Estaduais por meio de MP

Ler mais

Date 5 de setembro de 2023

Governo Tributa Benefícios Fiscais Estaduais por meio de MP

Governo Tributa Benefícios Fiscais Estaduais por meio de MP

O Governo Federal, por meio da MP 1.118, de 30 de agosto de 2023, com efeitos a partir de 01/01/2024, buscou alterar e consolidar as questões relacionadas à exclusão das subvenções para investimento, da base de cálculo do Lucro Real.

Segundo a MP, as subvenções para investimento serão para implantação ou expansão de empreendimentos econômicos. Dentre as diversas disposições sobre o crédito fiscal decorrente de subvenção, constam alguns requisitos, contrariando o disposto no art. 9º da LC 160/2017, que assim determinou:

§ 4o  Os incentivos e os benefícios fiscais ou financeiro-fiscais relativos ao imposto previsto no inciso II do caput do art. 155 da Constituição Federal, concedidos pelos Estados e pelo Distrito Federal, são considerados subvenções para investimento, vedada a exigência de outros requisitos ou condições não previstos neste artigo.”

Importante lembrar que a LC 160 se trata de uma Lei Complementar, que hierarquicamente é superior a Lei Ordinária e/ou MP, portanto pode-se estar diante de uma ilegalidade.

Em primeira análise o que se percebe é mais uma “afobação jurídico-tributária”, do Governo Federal, que busca consolidar o entendimento o Fisco em relação à possibilidade de exclusão destes benefícios fiscais, da base do Lucro Real, após a consolidação de entendimento do STJ, sobre o tema.

O Superior Tribunal de Justiça consolidou entendimento sobre a possibilidade de exclusão do crédito presumido estadual, inclusive sem observância dos requisitos constantes do art. 30, da Lei 12.973/2014, que fora então revogada pela MP 1.185/2023.

Pela nova legislação, os créditos presumidos estaduais passarão a ser tributados no Lucro Real, ou seja, o Estado concederá o benefício e a União “morderá” até 34% deste benefício.

Ao que tudo indica haverá uma nova discussão jurídica sobre a revogação da referida Lei, em especial pelo fato de a mesma ter sido alterada por Lei Complementar, o que em tese feriria a hierarquia das Leis.

Ficou em dúvida? Entre em contato e saiba mais sobre essa mudança.

Lisandro dos Reis

OAB/RS: 75.286

CRC/RS: 55.885

Compartilhe:
Scroll