TRF4 decide que varejista que vende cigarro abaixo do preço de tabela não pode requerer restituição de PIS e Cofins

Ler mais

Date 13 de maio de 2022

TRF4 decide que varejista que vende cigarro abaixo do preço de tabela não pode requerer restituição de PIS e Cofins

A 2ª Turma do TRF4 decidiu que na venda de cigarros, o comerciante varejista, na condição de substituído tributário, não tem legitimidade para postular a restituição do PIS e Cofins recolhido pelo fabricante, importador ou comerciante atacadista, quando o preço de venda for inferior ao tabelado.

O entendimento do colegiado ocorreu ao julgar o processo do Sindicato do Comércio Varejista de Concórdia (SC) que requisitava o direito de restituição para as empresas filiadas dentro do território de atuação da entidade em Santa Catarina.

Para o relator, juiz convocado Alexandre Rossato da Silva Ávila, “existe um microssistema legislativo especial que regula a importação, fabricação, comercialização e tributação de cigarros”.

Ainda de acordo com o magistrado, “o PIS/Cofins da venda de cigarros está sujeito ao regime de substituição tributária. Os importadores, os fabricantes e os comerciantes atacadistas, na condição de contribuintes e substitutos dos comerciantes varejistas, são os responsáveis pelo pagamento”.

Ávila ressaltou que os preços dos cigarros devem ser informados pelos fabricantes à Receita Federal e “divulgados ao consumidor mediante tabela informativa que dever ser entregue aos varejistas, os quais devem afixar e manter em lugar visível cobrando dos consumidores os preços dela constantes”.

Sendo assim, o relatou pontuou que na venda de cigarros, o comerciante varejista “não tem legitimidade para postular a restituição do PIS e Cofins recolhido pelo substituto quando o preço de venda for inferior ao tabelado”.

“Os substituídos tributários (varejistas) vendem o produto de acordo com o preço de venda fixado na tabela expedida pelo fabricante, e que constitui o elemento material para a apuração da base de cálculo das contribuições. Os cigarros devem ser vendidos de acordo com o preço tabelado. Se o comerciante varejista decidir vender o produto por preço inferior, isto não lhe confere o direito à restituição do PIS/Cofins porque o contribuinte é o fabricante, importador ou comerciante atacadista”, concluiu o voto do relator. (Com informações do TRF4)

N° 5007424-37.2021.4.04.7206/TRF

Fonte: https://tributario.com.br/a/trf4-decide-que-varejista-que-vende-cigarro-abaixo-do-preco-de-tabela-nao-pode-requerer-restituicao-de-pis-e-cofins

Compartilhe:
Scroll